terça-feira, 2 de novembro de 2010

HTC Desire HD: o verdadeiro concorrente do iPhone 4


O que dizer do iPhone 4? Incomparável? Muitos applemaníacos afirmariam que sim. Eu particularmente considero o celular da Apple um dispositivo e tanto; sem sombra de dúvidas revolucionário em termos de hardware e software... mas incomparável, ainda não!

Que me perdoem os defensores do iPhone que venham a ler este post, pois talvez possam considerar o que escrevo aqui uma baita heresia, mas tenho fundamentos que provam que não. E o que me leva a essa afirmação é nada menos que o mais recente lançamento da HTC: o Desire HD.

Só pra começar, essa belezinha tem nada menos que uma tela de 4.3" contra a tradicional e pragmática tela de 3.5" do iPhone 4. Pra quem quer visualizar melhor o conteúdo exibido em um browser web quando navega na Internet de um celular, obviamente que uma tela maior como a do Desire HD traz mais vantagens em relação a do iPhone. É simplesmente descomunal!

Outro ponto importante a favor do Desire HD é que ele possui entrada para cartão de memória microSD de até 32GB, coisa que a versão 4 iPhone continua teimando em não oferecer. É óbvio que este possui de 16 a 32GB de memória interna contra 1,5GB do HTC, porém, nada mais prático do que ter memória removível, que nos dias de hoje, é uma mão na roda, principalmente se formos levar em conta que os celulares não se restringem mais à telefonia e envio de SMS: hoje são mais um aparelho n em 1 (telefone, MP3 player, câmera digital, gravador de vídeo, cliente de e-mail, etc) do que qualquer outra coisa. Se utilizo meu cartão de memória como dispositivo de armazenagem de mídia digital (imagens, som, vídeo), quando alcançar seu limite de espaço, nada mais prático do que trocar o cartão por outro que posso ter de reserva com capacidade maior que o anterior (isso tudo limitado a 32GB, é claro!). Com o iPhone 4, fica tudo em sua memória interna... se lotar, tem que deletar pra ter mais espaço. É a lei do Oeste de Steve Jobs!

Uma coisa que faz com que eu não adquira de primeira (e olha que tenho essa vontade!) um iPhone 4 é o fato de o mesmo não possuir aplicativo de rádio FM. Pode parecer um luxo, mas pra mim é essencial: imagina como vou poder acompanhar os jogos do meu Mengão toda vez que não puder fazê-lo pela TV, ou porque estou preso no trânsito voltando do trabalho pra casa - isso nos jogos no meio de semana, ou porque estou indo para meu compromisso maior com Deus - isso nos jogos de sábado ou domingo? Mais um ponto pro Desire HD!

Em minhas mãos tenho outro "brinquedinho" que é quase equiparável ao Desire HD. Digo quase equiparável porque meu HTC HD2 apesar de possuir a mesma tela de 4,3" do Desire HD infelizmente roda Windows Mobile 6.5 como S.O. ao invés do Android 2.2 (Froyo) do Desire HD. Como o Android é baseado no kernel do Linux, ponto novamente pro Desire HD. Porém essa pontuação é em relação ao HD2, pois o iOS do iPhone 4 não deve em nada ao Android. Eu mesmo já testei essa gracinha do iOS e ele é bem "smooth" em relação ao Android. O WinMobile do HTC HD2 é bem "smooth" também, mas nada se compara ao S.O. da Apple: como trava esse trambolho da Microsoft!

Outra vantagem do Desire HD em relação ao iPhone 4 é a câmera de 8 megapixels. Ter uma câmera de 5 megapixels como a do iPhone não é de se jogar fora, faz diferença, mas a de 8 megapixels do Desire HD faz uma diferença e tanto! Pena que o celular da HTC não vem com videocalling over Wi-Fi. Para a necessidade de uma videoconferência em trânsito esse recurso vem a calhar e a Apple mostrou mais ousadia que a HTC!

Eu poderia ficar horas e horas escrevendo aqui todas as vantagens (e porque não, desvantagens) de um celular para outro. Óbvio que respeito muito o iPhone 4 da Apple, sem dúvida um celular e tanto, mas, apesar de eu ser fascinado pelos S.O. da maçã (seja Mac OS X ou iOS), por serem baseados no kernel do Unix, o mesmo no qual se baseia o Linux, recurso por recurso eu ainda fico com o Desire HD... Mas, continuo na torcida para que o futuro e já anunciado iPhone 5 traga os recursos que não encontrei no iPhone 4 e só encontrei no celular da HTC... Aí será o "casamento" perfeito! E não vou titubear em escrever um novo post dizendo que "o iPhone é incomparável" pra alegria dos applemaníacos. Hoje ainda não posso fazer isso - culpa da HTC, mas quem sabe num futuro bem próximo. Vamos ver se acontece!

Pra não deixar vocês de mãos vazias, segue neste link do site GSM Arena um comparativo do Apple iPhone 4 com o HTC Desire HD para vocês tirarem suas próprias conclusões, inclusive com relação ao que escrevi neste post, aberto aos comentários de quem está seguindo este blog.

Além deste comparativo, deixo também estes vídeos diretos do YouTube como aperetivo do HTC Desire HD, pra deixar muita gente de água na boca com o que essa "maquininha" é capaz de proporcionar! Vale a pena dar uma olhada!

HTC Desire HD - A Closer Look

HTC Desire HD vs iPhone 4


Christians & Geeks

Nenhum comentário:

Postar um comentário